Biodanza e Doença de Parkinson: Uma Proposta de Reabilitação Motora e Existencial

por Rolando Toro Arañeda

A Doença de Parkinson é um transtorno progressivo do sistema nervoso central que causa sintomas físicos tais como rigidez e tremor muscular pelos quais ela é mais usualmente reconhecida. Entretanto, a doença afeta a existência da pessoa como um todo produzindo também distintos sintomas psicológicos. O Professor Rolando Toro descobriu que o Sistema Biodanza produz efeitos benéficos nos pacientes de Doença de Parkinson.

 

O Que é Sistema Biodanza?

 

De um desejo apaixonadao de humanizar a medicina, para ir além do esteriótipo do paciente doente para habilitar a reativação dos instintos das pessoas, Rolando Toro Araneda desenvolveu um sistema que utiliza a linguagem universal da música, que é capaz de provocar respostas emocionais, e dança. Ele criou uma sutil combinação de dança e exercícios para estimular a vitalidade, criatividade e comunicação afetiva entre as pessoas e chamou isso de Sistema Biodanza porque os movimentos estimulados pela emoção têm um profundo efeito em nossa biologia, na verdade, em nossas vidas. Alguns exercícios estimula o sistema nervoso autônomo levando a efeitos calmantes ou estimulantes, equanto outros são "iluminadores", habilitando os participantes a alcançar uma percepção mais profunda de si mesmso e de seu modo de comunicação com os outros. A hipótese de Rolando Toro é de que nos perdemos muito de nossa unidade instintiva com a natureza, então, a Biodanza busca a reintegraçaõ das pessoas através do despertar de afetos e emoções. Como os exercícios causam mudanças psicológicas e fisiológicas no corpo, as células reparam a si mesmas através do reestabelecimento da homeostase. Os instintos originais com os quais nascemos, tais como nossas expressões instintivas de criatividade, vitalidade e compaixão, podem ser reaprendidos nas aulas de Biodanza. Estas mudanças são despertadas nos grupos de Biodanza através do que Rolando Toro chama "vivências" (do filósofo alemão Wilhem Dilthey em seu livro A Essência da Filosofia: Erlednissen). A palavra vivência não tem tradução direta para outras línguas, mas a melhor aproximação é "uma experiência vivida com intensidade". É uma intensa percepção de estar vivo no aqui e agora. Há cinco linhas interconectadas de Vivências, cada uma designada de modo a desenvolver diferentes aspectos do ser humano: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência.

 

Sintomas Psicológicos dos Pacientes de Parkinson

 

Os sintomas da Doença de Parkinso se acentuam sob o efeito de situações emocionais de conflito ou ansiedade. Há um circuito neural através do qual os sistemas motor e emocional estão em feedback. O estado depressivo comum nas incapacidades físicas tem a tendência a ser progressivo. Também há uma diminuição da memória imediata, da capacidade de raciocínio e do juizo crítico. Os sentimentos progressivos de inutilidade enfatizam a depressão. Os doentes de Parkinson sofrem de graves distúrbios de sua identidade, tais como: sentimentos de desvalor, tendência à dependência, alteraçaõ do juizo de realidade, dificuldades de comunicação e perda da motivação para viver. Sua perda de afetividade se deteriora devido a suas dificuldades de expressão motora. O doente de Parkison não é apenas uma pessoa com deficiências motoras; na verdade, sua própria experiência interior está severamente doente (no sentido de doença de Karl Jaspers).

 

Reabilitação Tradicional

 

Os exercícios de reabilitação tradicionais se propõe a ativar a marcha, corrigir a postura, estimular os movimentos das pernas (bicicleta) e motricidade global. Outros exercícios leves, como extensão, preensão e coordenação, visam facilitar a manipulação de objetos. O sistema de biofeedback e treinamento autógeno também são utilizados com algum ou nenhum resultado. A recomendação é de que o paciente participe de atividades da vida diária devido à eficácia que isso tem na reabilitaçaõ do movimento.

 

Reabilitação de pacientes de Doença de Parkinson através do Sistema Biodanza

 

A diferença fundamental entre o aporte tradicional e o aporte da Biodanza é que com a Biodanza existe uma forte motivação para o movimento. A reabiltaçaõ tradicional dos pacientes de Parkinson é puramente mecância, se baseia em exercícios impostos do "lado de fora", pelo terapeuta. Esses procedimentos incluem máquinas de modo a exercitar certos movimentos. Durante uma sessão de Biodanza os movimentos que os pacientes fazem são ordenados "de dentro", impulsionados por uma necessidade emocional. Os movimentos que os pacientes realizam durante as sessões são complexos, são comportamentos orgânicos que integram a estrutura motora e afetiva (Afetiva: expressão de afetos. Motora: movimentoa integrando sentimento e movimento). O paciente se ajusta com a alegria do ritmo ou fazem movimentos simples de coordenação de modo a dançar com outra pessoa. Através de certos exercícios o paciente pode expressar uma grande diversidade e emoções. Expressar o que sente em um ambiente seguro através diferentes danças - integrando dessa forma "o que eu sinto com o que eu faço" porque, como sabemos, algumas vezes a pessoa sente uma coisa e o corpo expressa algo diferente. Então, a ideia é integrar e unificar em exercícios simples essa possiblidade humana. O desafio de se mover em uma atividade em grupo estimula o paciente a fazer movimentos e gestos de ligação interpessoal. As danças ritmicas (Jazz, Latina, Afro, etc) melhoram o humor, superanto momentaneamente o estado depressivo. Após algum tempo o nível de humor aumenta e se estabiliza. Os exercícios de fluidez eliminam progessivamente a hipertonia extra-pirmidal. As emoções de alegreia e afeição ativam os centros motores superando a tendência à acinesia. Executar uma simples dança demanda mudança nos esquemas motores - a variaçaõ de impulsos de adaptação de cada momento da dança possui uma complexidade muito superior em relação aos simples exercícios mecânicos. Finalmente, o contato afetivo dentro do grupo restabelece a comunicação e fortalece a consciência da própria identidade severamente ameaçada pela doença. A auto-estima e auto-confiaça aumentam progressivamente a cada sessão quando o paciente pode experimentar autonomia para se mover, dançar e se expressar.    

Hipótese sobre os possíveis mecanimos de reabilitaçaõ e cura de paciente de Parkinson através da Biodanza

Temos observados casos impressionantes de reabilitação de pacientes de Doença de Parkinso através do Sistema Biodanza. A hipótese explicativa pertence, sem sombra de dúvida, ao campo da medicina psicossomática. O ponto de partida é a concepção unitária do organismo humano no qual a psique e o soma pertencem à mesma estrutura sistêmica - o novo estímulo de caráter motor induzido por intensa emoção muda os níveis de resposta do sistema nervoso central e altera a produção de neurostransmissores. Esse novo estímulo pode gerar circuitos nervosos colaterais que reforçam uns aos outros progressivamente através de feedback, estabelecendo novos esquemas para a motricidade. Os circuitos neuroquímicos induzidos pelas emoções e pelos novos comportamentos motores podem integrar e restaurar as funções psicomotoras em geral. 

 

A motivação para agir estimula os centros corticais e cerebelares. Os estudos de neuroanatomia dos gânglios da base permitem estabelecer numerosos circuitos neuroquímicos e localizar os neurotrasmissores que intervém como mediadores químicos dos gânglios da base em conexão com o córtex motor.

 

Considerações sobre os possíveis mecanismos que intervém na reabilitação através do Sistema Biodanza

 

A Biodanza é um sistema de integração motora e renovação orgânica que facilita as funções orgânicas saudáveis e melhora a qualidade do estilo de vida através da indução progressiva de emoções intensas (Vivências) induzidas pela música, dança e exercícios de comunicação em grupo. Essas danças e exercícios são organizados de acordo com um modelo teórico baseado em estudos biológicos, éticos e psicossociais do ser humano. Esses estudos nos permitem evidenciar que certos exercícios unidos a emoções fortes tem efeitos específicos sobre o organismo. 

Nesse sentido, os exercícios que representam um desafio tem um efeito ergotrópico (simpático, adrenégico). Exercícios que induzem regressão e relaxamento tem um efeito tropotrópico (parassimpático, adrenérgico). Exercícios de harmonização tem um efeito ansiolítico  tranquilizante (gabaérgico). Exercícios euforizantes com nuances sensuais tem um efeitos anti-depressivo (sertoninégico, dopaminérgico, inibidor da MAO). O propósito da Biodanza não é apenas melhorar os estados internos dos pacientes ou um simples meio mecânico de movimento - o real objetivo é devolver aos pacientes a condição humana, ou seja, fazê-los sentir a parte saudável e amorosa de si mesmos e expressá-la. Temos recebido de pacientes tratados com reabilitação através do Sistema Biodanza um feedback muito positivo devido a uma incrível motivação em direção à vida. Alguns pacientes sem a possibilidade de experimentar a Biodanza um forte depressão e uma certa aceitação do sofrimento da doença. Através do progresso e processo com a Biodanza os pacientes experimentam durante as aulas a conexão com si mesmos, tendo intimidade com seus próprios corpos e necessidades como um homem ou mulher normal e, também, com a possibilidade de se socializar e religar com pessoas através do afeto, aumentando a qualidade poética de expressão entre eles, ganhando uma nova visão do encontro humano. Muitos deles tem dito que a Biodanza mudou suas vidas, porque ganharam uma nova percepção da vida, mais sensibilidade, mais saúde com os talentos latentes que descobriram a cada aula. A Biodanza oferece a possibilidade de se conectar com um grupo em um ambiente seguro e não-competitivo. Para muitos deles a Biodanza é uma redescoberta da vida e uma reabilitação não apenas da Doença de Parkinson, mas da esperança de reabilitação humana a nível existencial.

 

Fonte: http://www.biodanza-online.nl/parkinson.htm

Tradução Livre: Rubens Mazzini Rodrigues 

Exibições: 480

Comentar

Você precisa ser um membro de Projeto Crisálida para adicionar comentários!

Entrar em Projeto Crisálida

Badge

Carregando...

Aniversários

Sobre

© 2017   Criado por Projeto Crisálida.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço